Onde estamos

Avenida Maracanã, 987 Torre 3, sala 807, Tijuca - Rio de Janeiro

 (021) 2235 - 1632 

NicePng_whatsapp-icons-png_2665995.png

 (021) 98282 - 7055

Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Santa Cecília

Padroeira da música e dos Músicos. Mártir por volta do ano 180 da era cristã, pertencia a uma das mais nobres tradicionais famílias de Roma, no tempo em que os cristãos eram perseguidos. 

Quando chega a idade de se casar, os pais a destinam a um rapaz de família também ilustre, mas Cecília havia se prometido a Deus somente; depois de conseguir que seu noivo jurasse silêncio, ela lhe falou de Jesus e sua fé, do Anjo que vela pela sua pureza e do amor transcendente que a espera. De fato, ela estava sempre rodeada por um misterioso perfume de lírios e rosas, seu encanto era tão fascinante e sua fé tão envolvente que seu marido e o irmão deste, que também se convertera, alardearam um pouco mais a sua fé; dentro em breve são denunciados, presos e enviados ao prefeito da cidade que, evidentemente procurava livrar do castigo aqueles dois jovens de alta linhagem. Mas eles não se importavam em morrer; e sua fé é tão exuberante que o carrasco encarregado do suplício, também se converte.

Quando chega a vez de ser julgada, Cecília proclama bem alto sua fé e assume todas as responsabilidades. “O nome muito santo que conhecemos não o renegaremos jamais. Preferimos morrer na liberdade suprema a viver na desgraça e no desamparo. E esta verdade que proclamamos é exatamente aquela que vos tortura, a vós que em vão vos esforçais por nos obrigar a mentir...”

 

Primeiramente tentam asfixiá-la na sala de banhos, depois de sobreaquecida, como era de costume para o suplício de grandes damas condenadas. Mas quando 24 horas depois os carrascos abrem o caudarium, encontram-na num ambiente de agradável frescura, orando e louvando a Deus. Seria o cutelo também impotente contra ela? O executor, perturbado ou pouco destro, erra os 3 golpes que a lei autoriza. O carrasco a golpeou três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permaneceu ligada ao corpo. Mortalmente ferida, ficou no chão três dias, durante os quais animou os cristãos que foram vê-la a não renegarem a fé. Os soldados pagãos que presenciaram tudo se converteram.

 

No dia 22 de novembro, Santa Cecília é festejada pela Igreja, quando ressoa pelas abóbodas e mosaicos, o hino Jesus Corona Virginum, o hino das virgens e das mártires.

Como Participar

 

Vahali-Brasil tem Santuários e Grupos de Chama Violeta em vários locais no Brasil. Há também grupos em Angola e Portugal.

Contato

  • facebook
  • Email vahali brasil
  • twitter